Social Icons

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

QUANDO É NATAL



Chegou dezembro, chegou Natal! Natal que para muitos é sinônimo de festa, ceias, presentes, mas para nós cristãos, tempo de louvar e agradecer mais intensamente. A Vida surgiu, o medo já não tem mais a razão de ser nem existir, porque nos nasceu aquele que veio para encerrar com todo medo, tristeza, condenação.
Quando São Francisco montou seu primeiro presépio, de argila, em 1223, tinha como objetivo demonstrar de maneira mais real o Natal às pessoas comuns (camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus). Ao invés de festejar como de costume o Natal na Igreja, nesse citado ano o Santo o fez na floresta de Greccio, Itália, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro. Surgiu então a tradição de por esta data se montar presépios que foi se espalhando por todos os lugares até chegar a nós.
    
        Contudo, o que vemos hoje em dia é a substituição das verdadeiras personagens do Natal por outras totalmente dispensáveis. Jesus deu lugar ao Papai Noel nos presépios de muitos; os presentes dados àquela criança recém-nascida pelos reis magos agora virou troca de presente entre todos, ou melhor, todos recebem presentes, menos o aniversariante da festa; a festa já não é mais uma celebração da nova vida, mas motivo para juntar os familiares e amigos numa grande e variada ceia regada a vinho (ou champanhe). A ideia não seria de tão ruim se não fosse o fato de deixar de fora da festa quem por predileção deveria ser convidado de honra: JESUS.
Fica nosso anseio e desejo a você:
            Enfeite sua ÁRVORE DE NATAL = simboliza vida, paz, esperança e alegria, deixe o PRESÉPIO = simboliza o momento e o ambiente em que Jesus nasceu ser o seu coração para Jesus nascer de novo; esqueça o PAPAI NOEL = representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia do Natal. Porque a Bíblia já nos diz que bom só Deus e só Ele mesmo para dar presentes de graça e, não só durante o dia, mas todos os dias, e lembre-se do Pai do Céu; que a ESTRELA DO NATAL = guiou os três reis magos até o menino Jesus te guie pelo verdadeiro sentido desse momento; que os SINOS DO NATAL = representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador, badale para despertar-te à mensagem da salvação; Que a GUIRLANDA = enfeite das portas de entrada das residências no Natal, seja o sinal de que em tua casa habita um cristão e não mais um pagão que só vê no Natal uma oportunidade de esbanjar o que falta na mesa e na vida de outros tantos.
Enfim, se Jesus for o sentido do Natal para nós, espalharemos a ideia: o amor nasceu, está entre nós, se fez um de nós para ensinar-nos a partilha, doação e devoção. Muito mais do que presentear sejamos presentes na vida de alguém. Desejemos que a mensagem do Natal chegue até os outros, desperte-os ao desejo de Deus; sejamos sinceros irmãos assistindo-nos uns aos ouros em suas necessidades. Assim o Natal verdadeiramente acontecerá, e como diz um texto que li:
“O Natal acontece cada vez que nasce, no coração do mundo, alegria de sentir que Deus nos amou tanto que enviou seu próprio filho, Jesus. É Deus que vem até nós, na tranquilidade de uma criança, para realizar o encontro do finito com o infinito, entre a pobreza da humanidade com a riqueza de Deus. Vem para dizer que é tempo de acolher o pequenino, de semear esperança no coração do universo. É multiplicar oportunidades de vida melhor para todos, é dividir para partilhar o pão que sacia a fome, que alimenta a verdade e fortalece o peregrino em busca de justiça. Natal, enfim, é vida que nasce! É a amor que renasce, porque Deus vem se fazer um como nós”.
FELIZ NATAL! FELIZ NASCIMENTO DE CRISTO!

Por: Evellynne Sousa (Com. Católica Rainha da Paz)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

PLAYER DE MUSICAS

Sample Text

 
Blogger Templates