Social Icons

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PROJETO A HORA DO ANGELUS


Por vezes quase que chegamos a tocar o imponderável. Sempre escutei dizer que não se pode voltar no tempo. Ok, voltar no tempo ainda é algo que só conseguimos na ficção, mas podemos fazer o tempo voltar. Sabe por que digo isso? Lembro-me que quando entrei na Comunidade Católica Rainha da Paz há vinte e dois anos atrás (na época Grupo de Oração), a forma de evangelização usada era a reza do terço nas casas. Funcionava assim: cada noite de segunda a sexta tinha uma família recebendo nossa visita e com eles rezávamos o terço, fazíamos momentos de oração e meditávamos o santo evangelho. Ao final do encontro era escolhida a próxima casa a ser visitada e cabia aos donos da casa convidar os vizinhos para o encontro. Dessa forma foram conquistados os primeiros membros para o Grupo de Oração que foi crescendo, crescendo e se desenvolvendo. Eram comuns inclusive entre os membros e simpatizantes do Grupo os
convites para animar aniversários de parentes, de casamento, etc. Dessa forma passamos um bom tempo até que foi surgindo a necessidade de criar grupos fixos separados por idade e objetivos e deixamos a reza diária do terço nas casas. 
Nossa gênese sempre foi alicerçada sob a evangelização por meio de Maria. Não carregamos conosco somente o título que nos identifica e a personifica, carregamos junto com ele o desejo e o sonho de com ela e como ela aprender a ser servos humildes e solícitos. Temos a certeza de que onde a Mãe está também está o filho e se nos apegamos em demasia a ela não significa deixar Jesus de lado, pelo contrário, Maria sempre esteve ao lado de Jesus ora nas festas como nas bodas de Caná, ora no templo, e principalmente na cruz. Ninguém tem mais bagagem para anunciar o Filho que a Mãe; ninguém conheceu tão de perto suas dificuldades, sofrimentos, rejeições, ensinamentos; não houve melhor pessoa para amparar os primeiros cristãos a não ser a Mãe do Salvador. Ela gerou, criou, chamou atenção quando foi preciso como qualquer mãe, viu crescer, admirou, amou, ouviu com orgulho cada palavra proferida por sua boca, o viu ser adorado, ser odiado, matado, ressuscitado. Conheceu o menino, o rapaz, o homem, o profeta, o salvador, o Filho de Deus e o próprio Deus. Sofreu dores terríveis por causa e em causa do Filho, mas não abandonou a fé. Cada lágrima sua pingada no solo infértil da Judéia foi semente a brotar novos cristãos apaixonados por aquele de quem ela já era apaixonada antes da concepção. Somos de Maria, às vezes, somos a própria Maria personificada quando vivemos o anseio de fazer Jesus ser conhecido, amado, adorado. Sob sua bênção começamos e continuamos. A orfandade de mãe nunca nos amedrontou porque como a Jesus ela não nos abandonou jamais.
E num retorno às origens, no último dia 23 de janeiro de 2013 foi dado início ao PROJETO HORA DO ÂNGELUS que consiste em nada mais nada menos na evangelização de casa em casa por meio do terço. A princípio foram escolhidas duas comunidades, a saber, Novo Basílio e Rua São Francisco, onde durante a semana visitamos fazendo encontros individuais e num dia específico promovemos um encontro para toda a comunidade local. Talvez a nostalgia não seja sentimento apenas dos homens. Deus suscitou para os dias atuais a mesma fórmula usada tempos atrás e que esperamos ter o mesmo êxito de outrora. Interessante notar que aqueles que chegam agora e que a 22, 24 anos atrás nem sonhavam ser Rainha da Paz, estão tendo a oportunidade de sentir na pele o que nós mais modelados pelo tempo sentimos no início. Como não poderia deixar de ser entregamos esse projeto sob a proteção e intercessão de Maria pedindo para que muitas famílias se deixem tocar e ser extensão da família de Nazaré. Que Deus nos abençoe, e a cada família visitada! Amém!

Por: Evellynne Sousa
Comunidade Católica Rainha da Paz 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

PLAYER DE MUSICAS

Sample Text

 
Blogger Templates